O milho é um alimento que acompanha a humanidade faz séculos, e é um dos mais consumidos em todo o mundo. Ele está diretamente ligado à cultura brasileira e sua história também, por isso devemos conhecê-la.
No mundo
No mínimo 7.300 anos atrás o milho inicia sua jornada na alimentação mundial. Os primeiros registros de seu plantio ocorreram em ilhas próximas ao México, mas não demorou muito para que se espalhasse para o resto do país.
Após sua difusão no México, o grão se tornou um alimento comum em países da América Central com clima propício ao seu plantio, como por exemplo o Panamá. Ele também chegou na América do Sul, incluindo o Brasil, segundo informações da Embrapa.
No sul do Peru, grânulos de milho foram encontrados há cerca de 4 mil anos, revelando que o alimento já era cultivado nessa região pelo menos há 40 séculos.
Entretanto, com as Grandes Navegações e o período de colonização durante o século XVI, o milho acabou sendo levado para a Europa e o resto do mundo, se tornando um dos primeiros itens presentes na cultura mundial.
Porém, o milho se consolidou na Europa como um alimento popular para a população mais pobre, sendo desprezado pela elite europeia.