Já faz tempo que o café é a bebida preferida de boa parte dos brasileiros. É o que dizem os números, pelo menos. Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo. E a produção atende a demanda: no nosso país são produzidas 1,3 milhão de toneladas de café por ano, representando cerca de 30% do mercado mundial.
Por conta do imenso território brasileiro e pela diversificação em características climáticas, do solo, e pela quantidade de espécies produzidas no nosso país. Entre elas a mais cultivada é a arábica, que representa cerca de 75% da produção nacional. Espalhados por todo o país estão 5 bilhões de cafeeiros em 11 regiões produtoras, do Pará até o Paraná, passando por Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
Sendo um dos mais tradicionais produtores mundiais, o Brasil ganhou muito destaque como beneficiador de café, exportando o café já torrado e embalado. O grão se apresenta como forte fonte de renda, seja in natura ou pronto para o consumo, já que possui muito renome no mercado nacional e internacional.